Defesa Civil emite 'alerta severo' para chuvas intensas e risco de vendaval no Pará
04/02/2026
(Foto: Reprodução) Defesa Civil emite alerta sonoro e com mensagem em cidades do PA; veja como foi
Moradores do Pará receberam na tarde desta quarta-feira (4) um alerta severo da Defesa Civil sobre risco de chuvas intensas, vendavais e alagamentos. A notificação foi enviada por meio de um sistema federal de alertas que começou a operar em setembro de 2025 na Região Norte.
O aviso chamou a atenção pelo som alto emitido pelos celulares, mesmo em aparelhos com o modo silencioso ativado e assustou algumas pessoas (veja no vídeo acima como é o alerta emitido).
O alerta também recomendou que a população evite sair de casa e permaneça em local seguro, além de orientar que o número 193 seja acionado em caso de emergência.
Em Augusto Corrêa, no nordeste do estado, torcedores que acompanhavam a partida de futebol entre Tuna Luso e Augusto Corrêa disseram que receberam o alerta durante o jogo, o que causou espanto.
✅ Siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
➡️ Pará tem previsão do tempo com chuva forte em Belém e outras regiões
Notificação chamou atenção dos usuários pelo alto som emitido
Divulgação / g1 Pará
Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), o estado deve receber uma Zona de Convergência Intertropical, que favorece a formação de áreas de instabilidade e o aumento das chuvas em regiões como a Região Metropolitana de Belém, o nordeste paraense e o Marajó.
Na capital, uma forte chuva já foi registrada nesta tarde.
O sistema de alertas é desenvolvido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em parceria com o Ministério das Comunicações.
A ferramenta envia mensagens de texto acompanhadas de sinais sonoros para informar a população sobre riscos de desastres naturais, como alagamentos, enchentes, vendavais e deslizamentos.
O serviço é gratuito, não exige cadastro e pode funcionar mesmo com o celular no modo silencioso, desde que haja cobertura de rede móvel e compatibilidade com tecnologias 4G e 5G.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Acesse outras notícias do estado no g1 Pará.