Taxistas encerram protesto contra fiscalização da SMTT de Marechal Deodoro
22/10/2025
(Foto: Reprodução) Protesto taxistas
Arquivo Pessoal
O trecho da Avenida Assis Chateaubriand, na saída de Maceió próximo ao Pontal da Barra, que havia sido bloqueado por taxistas na quarta-feira (22), já foi liberado.
A manifestação, segundo os profissionais, ocorreu devido a fiscalizações que consideram abusivas realizadas pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Marechal Deodoro.
Ao g1, o secretário-geral do Sindicato dos Taxistas do Estado de Alagoas, Fernando Ferreira, afirmou que o grupo que participou do protesto seguirá para uma reunião na Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (ARSAL) para tratar das demandas apresentadas.
“O excesso de fiscalização da SMTT, em parceria com a ARSAL em Marechal Deodoro, ocorre quando taxistas de Maceió levam passageiros para a cidade”, explica Fernando.
Segundo os taxistas, a categoria está sendo impedida de pegar passageiros fora de Maceió, o que tem prejudicado a rotina profissional. Além disso, as fiscalizações estão supostamente resultando na retenção de veículos, mesmo quando possuem permissão para realizar o transporte entre municípios.
Durante o protesto, o trânsito na AL-101 Sul, na região do Pontal da Barra, ficou completamente parado nos dois sentidos.
O que diz a SMTT
A Prefeitura de Marechal Deodoro informou ao g1, por meio de nota, que as ações de fiscalização do transporte intermunicipal de passageiros são de responsabilidade da ARSAL, contando com o apoio da SMTT quando realizadas dentro do território do município.
De acordo com a gestão municipal, essas operações têm como objetivo garantir o cumprimento da legislação vigente, organizar o transporte intermunicipal e assegurar a segurança dos usuários, conforme previsto na Lei Estadual nº 8.046, de 6 de novembro de 2018.
A norma determina que o serviço de táxi intermunicipal deve ter origem no município onde o veículo é licenciado e emplacado, sendo permitido o retorno apenas com passageiros residentes na mesma localidade.
Veja os vídeos que estão em alta no g1