Vagas para creches de Manaus em 2026 são insuficientes e mais de 120 mil crianças podem ficar sem acesso
08/01/2026
(Foto: Reprodução) Creche municipal em Manaus
Luzimar Bessa/Rede Amazônica
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) abriu, na terça-feira (6), as inscrições para vagas em creches de Manaus. A dificuldade para pais e mães é que a cidade conta com apenas 29 unidades para atender cerca de 135 mil crianças na faixa etária de 0 a 3 anos, segundo dados do último Censo Escolar. Ou seja, o número de vagas é insuficiente e está muito abaixo da demanda.
Segundo a Semed, para 2026 serão disponibilizadas 14 mil vagas. No entanto, a própria secretaria estima que para atender a demanda seriam necessárias ao menos 30 mil vagas. Com o número de vagas abertas para este ano, mais de 120 mil crianças podem ficar sem acesso às creches.
A especialista em educação Karidja Dantas reforça que o atendimento na primeira infância é um direito garantido por lei.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
“Primeira infância é o ambiente e o momento em que a criança vai precisar de muito mais apoio, muito mais acesso a serviço de qualidade. É na primeira infância que essa criança vai estar ali sendo cuidada, educada e tendo um direito previsto em lei. O impacto ainda é enorme, não só para a criança mas também para a família”, afirmou.
A auxiliar administrativa Keytiane Silva sabe bem a diferença que uma vaga pode fazer. “Ajudou muito em relação a ter flexibilidade de poder fazer outras coisas fora de casa porque ele passa o dia na escola, tempo integral", relatou.
Este ano, Keytiane decidiu ajudar outras mães na disputa por vagas. Ela conseguiu cadastrar os filhos de 10 mulheres que tinham dificuldade de acesso à internet.
“É muito prazeroso fazer isso porque no ano passado eu não tive uma ajuda assim”, contou.
Keytiane mora na Zona Leste, onde funcionam sete creches. As Zonas Sul e Oeste contam com três cada uma. Na Zona Centro-Oeste funcionam apenas duas. Já na Zona Norte, são treze creches. Veja o mapa abaixo:
Creches em Manaus não atendem a demanda.
Rede Amazônica
Critérios de seleção
O secretário da Semed, Júnior Mar, explicou que a seleção segue prioridades. “Inscrição no CadÚnico, medida protetiva, criança com deficiência, mãe trabalhadora, mãe adolescente, esses são alguns critérios que balizam ai esse rankeamento que é feito todo pelo sistema. Não existe intervenção humana nesse rankeamento”, disse.
Ainda segundo o secretário, não há construções de novas creches previstas para 2026. A ampliação das vagas pode ocorrer por meio de parcerias com instituições privadas, como já acontece em cidades como São Paulo e Belo Horizonte. “Já abrimos o chamamento para empresas interessadas nessa parceria”, afirmou.
Enquanto isso, Keytiane continua ajudando outras mães e espera que o acesso às creches seja ampliado. “Tem pouca creche para muita criança. Precisamos de mais locais para deixar nossos filhos em segurança”, destacou.
LEIA TAMBÉM:
Seduc-AM inicia período de transferência de estudantes por reordenamento para 2026; saiba como fazer
Entre páginas e telas, hábito de ler resiste à mudanças tecnológicas e se mantém vivo no Amazonas
Inscrições para vagas em creches estão abertas em Manaus