Você viu? Advogado alvo de operação, ator mineiro protagonista em musical sobre Djavan e iguarias mineiras dadas de presente ao papa Francisco
26/04/2025
(Foto: Reprodução) Resumo de notícias da semana de 19 a 25 de abril de 2025. Você viu g1 Centro-Oeste de MG de 19 a 25 de abril de 2025
g1
Olá! Confira o que foi destaque no g1 nesta semana.
Advogado de Divinópolis é alvo de mandado em operação nacional contra fraudes no INSS
PF realiza operação em todo o Brasil contra fraude no INSS
A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram, na última quarta-feira (23), uma operação nacional contra fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em Divinópolis, um dos alvos foi um advogado da cidade.
Na casa do profissional, foi cumprido um mandado que resultou na apreensão de uma caminhonete, um notebook e computadores. A PF não divulgou o nome do investigado, nem detalhes sobre o envolvimento dele no esquema.
A ação faz parte de uma investigação que se estende por 13 estados e o Distrito Federal, com o objetivo de combater fraudes em benefícios previdenciários.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
Mineiro será protagonista em musical sobre Djavan
Raphael Elias
André Wanderley/Divulgação
O ator Raphael Elias, de 30 anos, natural de Divinópolis, está vivendo um dos momentos mais marcantes da carreira. Escolhido entre mais de 250 candidatos de todo o Brasil, ele foi escalado para interpretar Djavan em “Djavan, o Musical: Vidas pra Contar”, espetáculo que homenageia a vida e a obra de um dos maiores ícones da música brasileira.
O personagem é o primeiro grande protagonista em uma superprodução nacional da carreira de Raphael e carrega fortes simbolismos. Negro e natural do interior de Minas, o ator representa muitos que sonham em ocupar espaços de destaque, mas enfrentam barreiras estruturais para isso.
“Quando recebi a notícia foi uma mistura de sensações. Muita emoção, o peso da responsabilidade e também um carinho enorme, porque o Djavan é um artista que admiro profundamente. Sinto um tipo de espelhamento, sabe? Olhar para alguém tão sofisticado, tão genial, e conseguir me ver ali de alguma forma. Quando recebi a notícia, pensei: ‘Uau, que responsa!' Mas, ao mesmo tempo, senti um acolhimento amoroso, uma força que me empurrou pra dentro desse desafio com toda dedicação, empenho e disciplina".
Com estreia marcada para o dia 5 de junho, no Teatro Multiplan, no Rio de Janeiro, e com apresentações em São Paulo a partir de 9 de agosto, no Teatro Sabesp Frei Caneca, o espetáculo promete emocionar o público. A produção é assinada por Gustavo Nunes, com direção-geral de João Fonseca e texto de Patrícia Andrade e Rodrigo França.
Cachaça e queijo: relembre as iguarias mineiras que o papa Francisco ganhou de presente
Padre Patriky Samuel Batista entregando queijo da canastra ao Papa Francisco
Patriky Batista/ Arquivo pessoal
O papa Francisco morreu aos 88 anos na última segunda-feira (21). Ao longo de sua trajetória o pontífice recebeu muitos brasileiros e foi presenteado com iguarias do país, entre elas, cachaça e queijos de Minas Gerais.
A cachaça 'Vale da Canastra' dada ao papa foi produzida em Piumhi. O presente foi ideia de uma paulista que comprou a iguaria mineira pela internet em 2022. Na ocasião, Cristina Chaim esteve no Vaticano com um grupo de 180 jovens e conseguiu entregar a cachaça a Francisco.
O papa também já foi presenteado duas vezes com queijos produzidos em Minas Gerais. O primeiro, foi o Queijo Minas Artesanal Barão da Canastra, feito em São Roque de Minas. A iguaria foi entregue a Francisco em 2022, pelas mãos do padre Patriky Samuel Batista.
O outro queijo foi produzido pela família do Ivair e da Lúcia, também em São Roque de Minas. A iguaria foi deixado pelo amigo do casal, Jordane Macedo, com um embaixador brasileiro em Roma e ele encaminhou o presente ao papa, em 2023.
LEIA MAIS: Saiba como é produzido o queijo enviado de São Roque de Minas ao papa Francisco
📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas